Grávidas | NOTÍCIA

Gestante pode fazer tratamento dentário?

A importância dos tratamentos pré-gestacional e pré-natal odontológicos

Publicado em 07/03/2018

compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus

Gestante pode fazer tratamento dentário?

Um dos temas que abordaremos em nossa próxima turma do Curso para Gestantes SMPV será a saúde bucal da gestante.


Assim que começar a planejar a gravidez, a mulher deve procurar seu dentista para verificar a necessidade de qualquer tratamento dentário antes da gestação, iniciando, assim, o pré-gestacional. Caso a gestação não tenha sido planejada, também é possível realizar tratamentos odontológicos durante a gravidez, o que chamamos de pré-natal odontológico.


Cercada de mitos, a gravidez precisa estar rodeada de boa informação profissional, capaz de tranquilizar a futura mamãe e garantir a máxima que diz que "a saúde começa pela boca".


Conversamos com o Dr. Walter Gubeissi Filho, cirurgião-dentista especialista em Endodontia com atuação em Odontologia para Gestantes, para esclarecer algumas questões enviadas por nossas seguidores em nossas redes sociais. Confira: 
 

SMPV: Dr. Walter, gestante pode extrair dente e tomar anestesia?


DR. WALTER:  Sim , gestantes podem extrair dentes e tomar anestesia , SE forem seguidos os protocolos estabelecidos para esses procedimentos. Esses assuntos serão mais amplamente tratados e esclarecidos durante minha participação no curso para gestantes organizado pela Somos Mães que acontecerá dia 17 de março.


SMPV: Em que situações o tratamento dentário não é recomendável durante a gravidez?


DR. WALTER: Desaconselhável em gestações de risco, algumas doenças pré existentes, primeiro trimestre da gestação e em outras situações. Esse tema também será tratado profundamente no curso.


SMPV: É verdade que durante a gestação os dentes da grávida enfraquecem?


DR. WALTER: Isso é mito, assim como é mito que a gravidez provoca cáries e que o bebê retira cálcio da mãe. Também não é verdade que a gestação sempre causa inflamação na gengiva.

 

Segundo o Dr. Walter, "o dentista deve trabalhar em conjunto com o ginecologista desde o início da gravidez para promover a saúde integral das gestantes". 

 

Dr. Walter atende na Clínica Cofa Odontologia - Av. Paulista, 2073, conj. 2224 - tel. (11) 3287-4819.

 

Participe da nossa 8ª turma do Curso para Gestantes SMPV e saiba mais sobre como melhorar e manter sua boa saúde bucal durante toda a gravidez. Conheça a programação e como inscrever-se acessando o link aqui.
compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus