Mães & Filhos | NOTÍCIA

Como estimular o desenvolvimento do meu bebê?

Veja como foi a 2ª turma do Curso de Desenvolvimento Infantil realizado pela Somos Mães

Publicado em 08/04/2018

compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus

Como estimular o desenvolvimento do meu bebê?
Aconteceu no dia 07 de abril, na escola infantil Baby Home, a 2ª turma do Curso de Desenvolvimento Infantil voltado para bebês de 6 a 12 meses (veja aqui como foi a 1ª turma).
 
 
O curso começou com a palestra da fonoaudióloga Haydée Zamperlini, que falou sobre o desenvolvimento da fala e de como a rotina pode ser um valioso estímulo. Haydée orientou os participantes (mães e pais) e falar sempre com o bebê, desde a gestação, e nomear objetos e sons. Aproveitar o momento do banho para nomear as partes do corpo, citar os nomes das pessoas presentes e chamar a criança somente pelo nome num primeiro momento (evitando apelidos para que ela assimile seu nome) foram algumas dicas que a fonoaudióloga transmitiu aos pais.
 
 
A segunda palestra foi com a psicomotricista Évelyn de Paula Pereira abordando a importância do vínculo materno/paterno no desenvolvimento do bebê. Évelyn falou sobre o engatinhar e de como é fundamental não pular etapas do aprendizado, da relação motora com o desfralde e de como brincar de maneira mais efetiva para o desenvolvimento motor da criança. Com objetos simples, encontrados com facilidade na rotina da casa, Évelyn apresentou exemplos de estímulos e de como perceber se algumas dificuldades são provenientes da insegurança dos pais ou da própria criança.
 
 
Na sequência tivemos a participação da nutricionista Adriana Stavro, que, de maneira simples e didática, falou sobre a importância da amamentação exclusiva até o 6º mês e de como a introdução alimentar deve ser feita para não gerar expectativas e frustrações desnecessárias para a família. O tamanho do estômago do bebê e suas necessidades nutricionais, o uso de sal, ovos, azeite, açúcares e orgânicos foram abordados, bem como o método BLW.
 
 
Finalizando o encontro, as coachs Renata Cintra e Lúcia Korkes falaram sobre os desafios da volta ao trabalho, apresentando dados e promovendo um debate sobre a inclusão das mães no mercado de trabalho e de como as escolhas são individuais. Encontrar a paz nas opções feitas facilita o caminho, embora os desafios surjam em todas as escolhas, sejam elas quais forem. Contar com a ajuda de um profissional de carreira torna o retorno ao trabalho, seja ele logo após a licença maternidade ou após a pausa de alguns anos, ciente de que cada escolha é ímpar, torna o processo mais tranquilo. 
 
 
Todos os profissionais reforçaram que cada criança é única e seu desenvolvimento deve ser respeitado como único também. Não comparar os filhos com outras crianças e não forçar precocemente o desenvolvimento delas, lidando com paciência e criatividade, são fundamentais para um aprendizado prazeroso para toda a família.
 
 
O objetivo dos cursos da Somos Mães (Gestantes e Desenvolvimento Infantil) é orientar os casais e novas famílias sobre os reais desafios da maternidade - e paternidade -, trazendo informações atualizadas, científicas e profundas sobre temas repletos de tabus e mitos. Nossa missão é embasar o instinto, de maneira que o natural não seja visto com estranhamento e nem com preconceitos. 
 
 
Viver a chegada do filho e ampliar a convivência amorosa requer, além do imenso sentimento, uma dedicação "braçal": ensinamentos repetidos, exemplos, supervisão, atenção e, sobretudo, muita paciência, consciência e criatividade.
 
 
Agradecemos a todos os pais, profissionais e a acolhida da Baby Home, que recebeu todos os participantes - principalmente os bebês - em ambiente caloroso e uma deliciosa mesa de café.
 
 
Siga a Somos Mães no Instagram e no Facebook.
compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus