Mães & Filhos | VITRINE

Jogos de tabuleiro para crianças atraem famílias

A Conclave participou do Diversão Offline e apresentou novidades

Publicado em 31/12/1969

compartilhamento:
  • Compartilhar no Facebook
  • Twittar
  • Compartilhar no Google Plus
Jogos de tabuleiro para crianças atraem famílias

Nos dias 10 e 11 de março aconteceu a primeira edição do Diversão Offline São Paulo, evento realizado  pela produtora GEEK CARIOCA.

 

A Conclave, uma das principais editoras de jogos de tabuleiro do Brasil marcou presença no evento com um estande recheado de lançamentos,. Além do primeiro campeonato do circuito brasileiro de Dominion, contou com a presença do renomado designer francês Christophe Boelinger.

 

E o que a Somos Mães, empresa voltada para a primeira infância, tem a ver com esse universo? Na medida em que se trata de um evento que estimula as relações não virtuais, fortalecendo os relacionamentos por meio de brincadeiras entre amigos e família, nosso interesse surge. Especialmente em relação aos jogos voltados para crianças até 7 anos.

 

Confira a entrevista* que fizemos com Cristiano Cuty, da Conclave, no Diversão Offline.

 

SMPV: Conte pra nós um pouco da história da Conclave e da sua importância no mercado de jogos para a família.

 

Cristiano Cuty: A Conclave, em janeiro passado, completou quinze anos de existência. Ela começou como uma editora apenas de jogos de RPG e de livros de ficção e fantasia, e em 2013 nós migramos para os jogos de tabuleiro moderno, inicialmente com financiamentos coletivos e depois licenciando alguns jogos para venda no Brasil. Atualmente contamos com várias linhas diferentes de jogos, que vão desde os infantis até os jogos familiares e os que chamamos de “experts”, estes últimos voltados mais para os “gamers”.

 

SMPV: Quais os jogos voltados para a primeira infância que vocês disponibilizaram para o mercado? Há alguma perspectiva de aumento destes jogos?

 

Cristiano Cuty: Hoje nós possuímos o jogo Animal Upon Animal da conhecida empresa alemã de jogos infantis HABA, especializada em jogos e brincadeiras para crianças a partir de quatro anos. Também temos no nosso catálogo o Fruit Salad, para crianças a partir de seis anos, o Get Bit, a partir dos sete anos, e a partir dos oito anos temos o ultimate warriors e o Karuba. São jogos de temáticas bem diversificadas, e divertem muito também os adultos. Em breve iniciaremos a venda do Rhino Hero, também da Haba. (Nota: Animal Upon Animal venceu duas categorias do Prêmio Ludopedia, ocorrido durante o último Diversão Offline, em São Paulo).

 

SMPV: Qual a importância destes jogos pra aproximação das famílias, principalmente neste mundo tão cheio de internet e tecnologias?

 

Atualmente estamos vivenciando um renascimento dos jogos de tabuleiro, que está ocorrendo em grande parte por causa disso. As pessoas querem uma proximidade maior entre si, estar junto, tirar aquele elemento virtual que nos prende em telas... Os jogos de tabuleiro permitem justamente isto, e estamos percebendo que os jogos familiares têm esta característica de aproximar pessoas. Eu costumo falar que o Karuba tem uma mecânica que lembra muito a do bingo, e daí você pode até chamar sua tia ou sua avó pra brincar! Estes jogos, então, propiciam a diversão com proximidade, e é isto que está fazendo este mercado crescer tanto.

 

*Entrevista feita por Roberto Cavalcante Lima Fabrício


 

SELO DE QUALIDADE SMPV

ONDE ENCONTRAR

Conclave Editora

Rua Professora Adelaide Bergo, 34 Jardim Casablanca
Juiz de Fora - MG
(32) 4141-7090

http://www.conclaveweb.com.br/